terça-feira, 24 de maio de 2011

A visão da Igreja: A morte e o purgatório

O que os católicos acreditam que acontece depois da morte?

A Igreja acredita que uma pessoa enfrenta o juízo particular depois da morte. Deus julga as nossas almas e nos dá algumas possibilidades: de entrar no céu imediatamente, a necessidade de passar por mais purificação no purgatório ou ao inferno por causa de nossa recusa a separar-nos do pecado e da nossa falta de vontade de se arrepender.

No final do tempo, haverá um julgamento geral, momento em que nossos corpos serão ressuscitados para se juntar à nossa alma em nossa vida eterna, seja no céu ou no inferno.

O que acontece conosco depois da morte é uma indicação de nossa própria escolha pessoal, livre para escolher a Deus e o caminho para a santidade ou a se voltar contra ele. O que acontece após a morte também indica que o nosso Deus é um Deus, tanto de justiça e misericórdia.

Como cristãos, não devemos temer a morte, mas sim nos preparar para isso, ao crescer em santidade e lutar pela vida eterna.

 

Por que a Igreja Católica acredita no Purgatório?

A fé da Igreja Católica na existência do purgatório é bíblica!
Primeiro de tudo, é importante compreender qual o motivo pelo qual a Igreja acredita no purgatório. O Catecismo descreve o purgatório como este: "Todos que morrem na graça de Deus e a amizade, mas ainda imperfeitamente purificados, têm a certeza da sua salvação eterna, mas após a morte passam por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu "(CIC 1030).

Note-se que a Igreja acredita que o purgatório não é um estado eterno, mas sim um estado de purificação antes de entrar na vida eterna com Deus no céu.

A Escritura ensina-nos que nada impuro pode entrar no céu (Apocalipse 21, 27). A Escritura também descreve um lugar onde um homem vai e sofre as consequências, mas ainda sim é guardado, através do fogo (1 Coríntios 3:13-15). O purgatório é um lugar que nos purifica de qualquer impureza que temos quando morrer, o que nos permite entrar na presença de Deus sem a mancha do pecado.

Traduzido de: http://www.catholicscomehome.org/two-minute-ways.php#q2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!